Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Pequenas espécies de Parmeliaceae ciliadas no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, SP, Brasil: gêneros Bulbothrix, Parmelinella e Parmelinopsis (Parmeliaceae, Ascomycota)

Texto completo
Autor(es):
Michel Navarro Benatti [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 39, n. 2, p. 207-218, 2012-06-00.
Resumo

O levantamento das espécies pertencentes aos gêneros de pequenas parmélias ciliadas no Parque Estadual da Cantareira e arredores revelou a ocorrência de duas espécies de Bulbothrix, uma de Parmelinella e quatro de Parmelinopsis. As espécies são caracterizadas pelos talos foliosos com lobos ou lacínias em geral < 0,5 cm larg., sendo que Bulbothrix apresenta cílios marginais bulbados, Parmelinella apresenta cílios simples axilares e Parmelinopsis apresenta cílios simples conspícuos. Constituintes químicos medulares são muito diversos em Bulbothrix e Parmelinopsis, enquanto que o ácido salazínico é predominante em Parmelinella. São apresentados uma chave de identificação, descrições, comentários e ilustrações. (AU)

Processo FAPESP: 00/01009-1 - Fungos liquenizados da Serra da Cantareira, São Paulo - SP
Beneficiário:Michel Navarro Benatti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica