Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Carbono total e atributos químicos com diferentes usos do solo no Cerrado

Texto completo
Autor(es):
Marcos Siqueira Neto ; Marisa de Cássia Piccolo ; Eric Scopel ; Ciniro da Costa Junior ; Carlos Clemente Cerri ; Martial Bernoux
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Scientiarum. Agronomy; v. 31, n. 4, p. -, Dez. 2009.
Resumo

A região do Cerrado representa uma das maiores áreas cultivada do mundo. Os diferentes usos do solo empregados nesta região podem modificar efetivamente as quantidades de matéria orgânica e alterar a ciclagem dos nutrientes no solo. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes sistemas de manejo nas relações entre o carbono total e os atributos químicos de um Latossolo Vermelho distrófico no Cerrado na região de Rio Verde, Estado de Goiás. As áreas estudadas foram cerradão, pastagem de baixa produtividade, plantio convencional de soja e plantio direto de soja com milho em sucessão. Os valores mais baixos no pH, cátions trocáveis, P-disponível e enxofre foram observados no Cerradão, contudo foram encontrados os maiores teores de C-total, que apresentaram correlação elevada com os teores de H+AL e a CTC potencial. Nas demais áreas, foram encontradas concentrações mais elevadas de cátions trocáveis, P-disponível e enxofre. Nas áreas onde não ocorreu o revolvimento do solo e a aplicação do corretivo e dos fertilizantes foi superficial, a estratificação dos teores de C-total promoveu a retenção dos elementos mais próximos à superfície, o que proporcionou correlações significativas com os atributos químicos do solo. (AU)

Processo FAPESP: 04/15538-7 - Estoques de carbono e nitrogênio em solos de Cerrado visando à sustentabilidade agrícola
Beneficiário:Marisa de Cassia Piccolo
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular