Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Preparação e caracterização de scaffolds de β-fosfato tricálcico pelo método de freeze casting

Texto completo
Autor(es):
C. G. de Paula ; E. S. Trichês
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 64, n. 372, p. -, Dez. 2018.
Resumo

Resumo Scaffolds são substratos tridimensionais que permitem a diferenciação, proliferação e crescimento celular. A fim de se atingir propriedades como biocompatibilidade, adequada porosidade e interconectividade, ideais taxas de degradação e propriedades mecânicas, este estudo teve como objetivo a produção de scaffolds de β-fosfato tricálcico (β-TCP) pelo método de freeze casting. Por meio da variação do teor de sólidos da suspensão cerâmica foi possível avaliar sua influência na microestrutura e propriedades físicas e mecânicas dos scaffolds de β-TCP. A porosidade variou entre 85 e 55% para teores de sólidos de 10 e 30 vol%, respectivamente. A morfologia dos poros foi caracterizada por um padrão lamelar, semelhante ao formato dos cristais de gelo. O aumento do teor de sólidos na suspensão cerâmica resultou na redução do número de poros lamelares. Os valores de resistência mecânica à compressão variaram entre 0,10 e 0,71 MPa. Os scaffolds com maior valor de resistência à compressão foram submetidos ao ensaio de degradação, cujos resultados revelaram que a perda de massa dos scaffolds aumentou com tempo de imersão. O maior valor de perda de massa foi de 2,89±0,64% para período de 28 dias. Os scaffolds de β-TCP apresentam grande potencial para uso na engenharia tecidual. (AU)

Processo FAPESP: 15/24659-7 - Síntese, caracterização e avaliação de biocompatibilidade de scaffolds bioceramicos preparados pelo método de freeze casting
Beneficiário:Eliandra de Sousa Trichês
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular