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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Relação entre pausas silentes e classe gramatical em narrativas de crianças com distúrbio específico de linguagem

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Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 25, n. 1, p. -, 2013.
Resumo

OBJETIVO: Verificar se há influência das classes gramaticais no tempo médio de pausas silentes durante a produção de narrativas em crianças em desenvolvimento típico de linguagem e em crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL). MÉTODOS: Participaram da pesquisa 20 crianças com DEL e 40 em desenvolvimento típico de linguagem com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada, com aumento gradual de complexidade. Após as análises das amostras foram identificados os substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições e pronomes. Num segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes (tempo em milissegundos), que permitiu o levantamento do tempo das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. RESULTADOS: Ambos os grupos apresentaram menor duração da pausa silente quando esta precedia os substantivos e maior quando esta precedia as conjunções. A análise estatística evidenciou que os grupos diferem em todas as classes de palavras, com média de pausas silentes maiores nas crianças com DEL. CONCLUSÃO: A classe gramatical influencia a duração da pausa silente, sendo esta menor quando precede substantivos e maior quando precede conjunções. Além disso, os indivíduos com DEL possuem pausas silentes mais longas possivelmente em decorrência de suas dificuldades com o processamento da linguagem. (AU)

Processo FAPESP: 10/07637-6 - Estudo das pausas silentes em crianças com distúrbio específico de linguagem: variável classe de palavras
Beneficiário:Leticia Bondezan
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 10/07613-0 - Estudo das pausas silentes em crianças com desenvolvimento normal de linguagem: variável classe de palavras
Beneficiário:Paula Renata Pedott
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 09/14045-0 - Estudo das rupturas de fala em crianças com distúrbio específico de linguagem
Beneficiário:Débora Maria Befi-Lopes
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular