Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Treinamento ambiental em organizações com certificação ISO 14001: estudo de múltiplos casos e identificação de coevolução com a gestão ambiental

Texto completo
Autor(es):
Charbel José Chiappetta Jabbour ; Adriano Alves Teixeira ; Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Production; v. 23, n. 1, p. -, Mar. 2013.
Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender as características do treinamento ambiental em algumas empresas brasileiras. Para tanto, foram realizados nove estudos de caso com empresas certificadas pela norma ISO 14001, todas líderes em seu segmento de mercado. Foram conduzidas diversas entrevistas em cada caso, coletados documentos e realizadas visitas para observação direta. Como resultado, apresentam-se as classificações dos casos nos estágios evolutivos da gestão ambiental, os temas mais frequentes do treinamento ambiental, a diferenciação dos temas de treinamento ambiental segundo o nível hierárquico organizacional, a classificação das empresas segundo o nível de aderência às atividades de treinamento ambiental recomendadas pela literatura e as boas práticas de treinamento ambiental oferecidas pelas empresas. A principal contribuição desta pesquisa é a identificação de coevolução entre o estágio de gestão ambiental das organizações e o nível do treinamento ambiental que elas possuem. (AU)

Processo FAPESP: 08/50807-0 - Análise do processo de treinamento ambiental: estudo de casos com empresas brasileiras
Beneficiário:Charbel José Chiappetta Jabbour
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular