Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cuidado e Empoderamento: a construção do sujeito responsável por sua saúde na experiência do diabetes

Texto completo
Autor(es):
Andréia Aparecida Ferreira Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Saúde e Sociedade; v. 24, n. 2, p. -, Jun. 2015.
Resumo

A partir da análise da literatura sobre a abordagem do empoderamento do paciente no campo da diabetologia, discute-se o impacto dessa perspectiva sobre os significados das transformações nas relações de cuidado, explorando as implicações para a posição ocupada por profissionais da saúde e pacientes. Consideram-se as dificuldades e os incômodos apontados pelos profissionais da saúde frente às mudanças requeridas pelo empoderamento do paciente. Esses dados são problematizados por meio de um enfoque antropológico, apoiando-se nas elaborações sobre o contraste entre a lógica da escolha e a lógica do cuidado, e considerando a diferença entre as representações dos agentes da biomedicina e dos pacientes a partir da oposição entre os modelos indivíduo/pessoa. O percurso analítico é concluído com a constatação da necessidade de relativizar a ideia de que o empoderamento do paciente representa o incremento do individualismo nas relações de assistência à saúde, o que contribui para matizar as reflexões que os cientistas sociais têm desenvolvido acerca da tendência atual de atribuir ao indivíduo a responsabilidade pela própria saúde. (AU)

Processo FAPESP: 11/22751-2 - Cuidado de si e empoderamento: os cuidados do diabetes a partir da experiência associativa
Beneficiário:Andréia Aparecida Ferreira Lopes
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado