Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita

Texto completo
Autor(es):
Juliana Ramos Casemiro ; Karen Barros Ribeiro ; Tatiana Ribeiro Gomes da Matta ; Aparecido José Couto Soares ; Maria Silvia Cárnio
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; v. 16, n. 4, p. -, Dez. 2011.
Resumo

OBJETIVO: Verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares do ensino fundamental sem queixas de alterações de leitura e escrita. MÉTODOS: Participaram 25 crianças sem queixa de leitura e escrita, que cursavam a 3ª e 4ª série (4º e 5º ano atuais) do ensino fundamental de uma escola pública. Adotaram-se como critérios de inclusão: respostas a 20 dBNA nas frequências de 500 Hz a 4 kHz na triagem auditiva; frequentar a referida escola por dois anos e possuir nível alfabético ou ortográfico de escrita. Os participantes foram separados em grupos pequenos e em dois dias realizaram as produções escritas que foram analisadas segundo critérios adaptados com base em um estudo sobre as competências comunicativas (genérica, enciclopédica e linguística). Os dados receberam análise estatística. RESULTADOS: Não houve diferença quanto ao tempo de elaboração da escrita, independente do estimulo visual. Quanto à competência genérica o tipo de discurso predominante foi o narrativo. Em relação à competência enciclopédica houve indícios de maior intertextualidade para a figura de ação. No que concerne à competência linguística, os textos foram longos, com pontuação inadequada, erros ortográficos e coesão global parcial. CONCLUSÃO: Os estímulos visuais apresentados não interferiram na produção escrita dos escolares do ensino fundamental em relação às competências comunicativas. (AU)

Processo FAPESP: 08/11474-5 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de ouvintes sem queixas de alterações na escrita
Beneficiário:Juliana Ramos Casemiro
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 08/11478-0 - Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita
Beneficiário:Maria Silvia Cárnio
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular