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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização das habilidades simbólicas de crianças com síndrome de Down

Texto completo
Autor(es):
Mariane Nardezi Ciciliato [1] ; Daiana Camargo Zilotti [2] ; Patrícia Pupin Mandrá [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Equilíbrio Escola de Educação Especial - Brasil
[2] Hospital Neurológico Ritinha Prates - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; v. 15, n. 3, p. 408-414, 2010-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Caracterizar as habilidades simbólicas de um grupo de crianças com síndrome de Down. MÉTODOS: Participaram do estudo 26 crianças com idades entre 12 e 36 meses, divididas em dois grupos: grupo síndrome de Down (GSD) e grupo controle (GC) - crianças com desenvolvimento normal. Os grupos foram subdivididos de acordo com a idade: GSD I e GC I, compostos por crianças de 12 a 24 meses; GSD II e GC II, com crianças de 25 a 36 meses. Os dados foram coletados por meio da interação com a examinadora em situação lúdica, durante 30 minutos o GSD e 20 minutos o GC, de acordo com a proposta do protocolo de observação comportamental. RESULTADOS: Comparando ambos os grupos controle encontramos diferença (p<0,05) para as formas de manipulação dos objetos, para o nível de desenvolvimento do simbolismo e para o desempenho geral no protocolo. Em ambos os grupos síndrome de Down houve diferença para o nível de desenvolvimento do simbolismo. Na comparação inter-grupos de acordo com as faixas etárias encontramos diferenças quanto à forma de manipulação dos objetos, nível de desenvolvimento do simbolismo e desempenho geral no protocolo. A imitação sonora e gestual não se diferenciou significativamente nessa pesquisa. CONCLUSÃO: Os resultados confirmaram a hipótese de atraso do desenvolvimento das habilidades simbólicas para crianças com síndrome de Down. O exame da linguagem e simbolismo em contexto funcional possibilitou a confrontação das manifestações observadas neste grupo e as descritas para crianças com desenvolvimento linguístico e simbólico considerados normais, sendo o nível de desenvolvimento simbólico o melhor parâmetro de análise e acompanhamento para o grupo. (AU)

Processo FAPESP: 07/07635-0 - Caracterização das Habilidades Simbólicas de Crianças com Síndrome de Down
Beneficiário:Mariane Nardezi Ciciliato
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica