Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS

Texto completo
Autor(es):
Leticia Losano [1] ; Dario Fiorentini [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 34, 2018-07-19.
Resumo

RESUMO: Na atualidade, os Mestrados Profissionais constituem uma importante possibilidade formativa para os professores. Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa em andamento, focalizada nesses espaços formativos, que visa estudar como os Mestrados Profissionais podem contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores. Adotando uma perspectiva sociocultural, utilizaram-se as noções de mundo figurado e de espaço de construção de autoria como ferramentas teóricas para analisar um Mestrado Profissional particular e desenvolver um estudo de caso interpretativo de um professor de matemática, André, egresso desse mestrado. Os resultados revelam que o Mestrado Profissional estudado é um mundo figurado, preocupado em desenvolver aprendizagens docentes centradas na matemática acadêmica. O caso de André mostra algumas das dificuldades vivenciadas pelo docente, quando tenta produzir compreensões sobre ele mesmo como professor de matemática, que articulem os discursos e as vozes vindas do mestrado com aquelas provenientes da sua prática profissional na escola. (AU)

Processo FAPESP: 16/12877-2 - Desenvolvimento da identidade e mudança da prática de ensinaraprender de professores de Matemática que fazem mestrado profissional
Beneficiário:Ana Leticia Losano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado