Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Vertebrados consumidos por Brycon opalinus (Pisces, Characidae) em rios do Parque Estadual da Serra do Mar, SP

Texto completo
Autor(es):
Leandro Muller Gomiero [1] ; Denis Cristiano Briani [2] ; Luís Olímpio Menta Giasson [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 6, n. 3, p. 0-0, 2006-00-00.
Resumo

A análise da alimentação da pirapitinga do sul (Brycon opalinus), peixe ameaçado de extinção de rios da Mata Atlântica da Serra do Mar na região Sudeste, revelou a ocorrência de itens alimentares incomuns. As espécies deste gênero são onívoras oportunistas e alimentam-se de itens vegetais e animais, tais como: flores, folhas, frutos e sementes e grande variedade de insetos. Em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia foram encontrados exemplares de B. opalinus que consumiram três itens animais incomuns, os anfíbios Hypsiboas aff. pardalis (Anura, Hylidae) e Eleutherodactylus guentheri (Anura, Leptodactylidae) e o mamífero Oligoryzomys cf. nigripes (Rodentia, Sigmodontinae). O registro do consumo destas espécies de vertebrados foi relacionado com o período de chuvas, quando o material animal ou vegetal carreado até o rio pode ser consumido por B. opalinus, mesmo que não sejam itens habituais para a espécie. A mata ripária preservada, como foi verificado nos três rios do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia (SP), é de suma importância para o fornecimento de itens alimentares animais e vegetais e pela manutenção das condições bióticas e abióticas para a sobrevivência de B. opalinus. (AU)

Processo FAPESP: 03/05696-1 - Biologia alimentar e reprodutiva da pirapitinga do sul, Brycon cf. opalinus (Cuvier, 1819) e a diversidade de peixes no Núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar
Beneficiário:Leandro Muller Gomiero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado