Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nexos de exclusão e desafios de sustentabilidade e saúde em uma periferia urbana no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Giatti, Leandro Luiz [1] ; Urbinatti, Alberto Matenhauer [1] ; de Carvalho, Carolina Monteiro [1] ; Bedran-Martins, Ana Maria [1] ; de Oliveira Santos, Izabela Penha [2] ; Honda, Simone Omori [1] ; Fracalanza, Ana Paula [2] ; Jacobi, Pedro Roberto [2]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Saude Publ, Av Dr Arnaldo 715, BR-01246904 Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Inst Energia & Ambiente, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 35, n. 7 2019.
Citações Web of Science: 0
Resumo

A abordagem do nexo urbano corresponde à compreensão e à busca de soluções integradas mediante o reconhecimento das interdependências entre água, energia e alimentos, recursos cuja escassez configura iniquidades em saúde. A hipótese central deste artigo considera que o contexto de escassez corrobora práticas sociais que podem ser sinérgicas ou contraditórias em relação aos desafios da sustentabilidade e dos direitos sociais. O objetivo é investigar sinergias e contradições a partir de práticas sociais mediante o nexo urbano no bairro Novo Recreio, na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, Brasil. A metodologia consiste em um estudo qualitativo e de base etnográfica com referência à Teoria das Práticas, com observações diretas de campo e narrativas. Os resultados apresentaram práticas sociais associadas a falta sistemática de água, precariedades na iluminação pública e no transporte, bem como dificuldade de acesso a alimentos frescos e saudáveis. O estudo das práticas sociais entre sinergias e contradições permitiu verificar que, nesse processo espontâneo de busca de solução para problemas locais, é constatada a necessidade de integrar práticas e saberes locais a políticas públicas e demandas globais. Com isso, denominamos nexos de exclusão a condição periférica de impossibilidade de opções conscientes que permitam orientar conjuntamente a redução da escassez e de iniquidades com alternativas para a sustentabilidade. (AU)

Processo FAPESP: 16/17874-1 - Resiliência e vulnerabilidade quanto ao nexo urbano de alimentos, água, energia e ambiente (ResNexus)
Beneficiário:Ana Maria Barbieri Bedran Martins
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 15/21311-0 - Sistema de Informação Geográfica (SIG) participativo para a governança socioambiental
Beneficiário:Carolina Monteiro de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 16/25375-5 - Resiliência e nexo de sustentabilidade em contextos metropolitanos: sinergias intersetoriais a partir de políticas públicas
Beneficiário:Alberto Matenhauer Urbinatti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 15/50132-6 - Resiliência e vulnerabilidade quanto ao nexo urbano de alimentos, água, energia e ambiente (ResNexus)
Beneficiário:Leandro Luiz Giatti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático