Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O beijo da morte e o seu contexto cultural e social: uma introdução à emergência da arte tecnológica ou digital

Texto completo
Autor(es):
German Alfonso Nunez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: ARS (São Paulo); v. 17, n. 35, p. 93-115, Abr. 2019.
Resumo

RESUMO Neste texto, averiguamos a emergência das práticas artísticas englobadas pelo termo Arte, Ciência e Tecnologia (ACT) nos Estados Unidos e na Europa. Normalmente reconhecida pelos rótulos de Arte Digital ou Tecnológica, a ACT é uma designação generalista que discutivelmente engloba as práticas artísticas preocupadas com a adoção, teorização e difusão das novas tecnologias oriundas do pós-guerra. Não obstante, argumentamos que é a configuração institucional que melhor demarca a fronteira da ACT. Por meio de uma leitura despreocupada em legitimar essa produção, recordamos o contexto social e cultural que possibilitou o seu surgimento. O resultado é a constatação de uma prática isolada, com alto grau de especialização e, principalmente, com um alto grau de autonomia em relação à arte contemporânea. (AU)

Processo FAPESP: 17/13635-5 - Do concretismo ao parque de diversões? O percurso da arte tecnológica no campo artístico brasileiro
Beneficiário:German Alfonso Nunez Canabal Junior
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado