Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Impacto dos sintomas de ansiedade na qualidade de vida na doença de Parkinson: uma revisão sistemática

Texto completo
Autor(es):
Stephanie Martins de Faria ; Madson Alan Maximiano-Barreto ; Daiene de Morais ; Marcos Hortes Nisihara Chagas
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria; v. 68, n. 1, p. 48-55, Mar. 2019.
Resumo

RESUMO Objetivo: Revisar estudos relacionados ao impacto da ansiedade na qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática realizada nos bancos de dados PubMed, Scopus, Web of Science e PsycINFO, com os descritores: “anxiety”, “Parkinson's disease” e “quality of life”. Foram selecionados 20 artigos publicados em inglês e sem limite de tempo. Resultado: A maioria dos estudos demonstrou correlação direta entre ansiedade e qualidade de vida em indivíduos com doença de Parkinson. Apenas dois estudos não encontraram essa associação. A presença de sintomas de ansiedade parece estar relacionada com a gravidade dos sintomas motores, sexo feminino e idade mais jovem, levando a um impacto maior na qualidade de vida. Conclusão: Os artigos analisados mostraram que a ansiedade tem impacto negativo sobre a qualidade de vida de indivíduos com doença de Parkinson. (AU)

Processo FAPESP: 16/06561-2 - Efeitos da administração aguda do Canabidiol na ansiedade e nos tremores induzidos pelo teste de simulação de falar em público em pacientes com doença de Parkinson
Beneficiário:Stephanie Martins de Faria
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado