Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação psicométrica em português do indicador de dor crônica de Helsinki em cães com sinais crônicos de osteoartrite

Texto completo
Autor(es):
L.M. Matsubara ; S.P.L. Luna ; L.R. Teixeira ; M.S. Castilho ; A.H. Björkman ; H.S. Oliveira ; L.F.C. Anunciação
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 71, n. 1, p. 109-118, Fev. 2019.
Resumo

RESUMO Objetivou-se determinar a validade, a confiabilidade e a sensibilidade do indicador de dor crônica de Helsinki (IDCH) em português, além de estabelecer correlação entre a plataforma de pressão em cães com displasia coxofemoral (DCF). O questionário foi preenchido por tutores de 40 animais com DCF e por 16 tutores de cães saudáveis. Os animais com DCF foram tratados com carprofeno 4,4mg/kg (GT= 21) ou placebo (GP= 19), administrados uma vez ao dia, durante quatro semanas. A avaliação consistiu no preenchimento do questionário (IDCH), na escala analógica visual de dor (EAVdor) e na escala analógica visual de locomoção (EAVloc) com duas semanas (A1) e imediatamente antes do tratamento (A2), duas (S2) e quatro (S4) semanas de tratamento e após duas semanas do término do tratamento (S6). A consistência interna dos dados foi considerada excelente (alfa de Cronbach = 0,89). Houve correlação moderada entre o IDCH e a EAVdor e boa entre o IDCH e a EAVloc, porém não houve diferença entre o grupo tratado com carprofeno e placebo no IDCH. Não houve correlação entre os dados da plataforma de pressão e o IDCH. O questionário apresentou validade de constructo, critério e fidedignidade e pode-se empregá-lo em países de língua portuguesa em cães com osteoartrite. (AU)

Processo FAPESP: 11/20619-0 - Correlação do índice de dor crônica de Helsinki com a avaliação cinética e goniométrica em cães portadores de displasia coxofemoral submetidos à cirurgia articular para alívio da dor
Beneficiário:Lídia Mitsuko Matsubara
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 10/08967-0 - Avaliação da dor clínica e experimental em animais
Beneficiário:Stelio Pacca Loureiro Luna
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático