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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Oliveira Sanches
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 40, p. -, 2019.
Resumo

RESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo. (AU)

Processo FAPESP: 13/21152-3 - Cultura da criança e modernidade: experiência e infância em Walter Benjamin
Beneficiário:Eduardo Oliveira Sanches
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado