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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O Ensino de Matemática em um Número Especial da Revista The New Era, 1934

Texto completo
Autor(es):
Rafaela Silva Rabelo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] FEUSP - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica; v. 33, n. 65, p. 1109-1132, 2019-12-02.
Resumo

Resumo Em 1934, a revista The New Era, uma das revistas oficiais da New Education Fellowship (NEF), publicou um número especial sobre o ensino de Matemática. A NEF foi uma organização de natureza internacional, fundada em 1921, no âmbito do movimento internacional da Educação Nova, e que agregava membros de diferentes países, inclusive nomes de educadores de grande prestígio. O presente artigo explora os temas sobre Educação Matemática veiculados no referido número, bem como o conteúdo das discussões no que diz respeito a abordagens teórico-metodológicas, identificando elementos recorrentes e eventuais divergências. Na análise são consideradas questões editoriais ao mesmo tempo em que se busca reconstituir as redes de trabalho dos autores que colaboraram no número analisado e o lugar que o discurso de autoridade ocupa. Entre as constatações, percebe-se a preocupação em incluir autores de circulação internacional e abordagens que estavam em voga, como os métodos Decroly e Montessori. A abrangência dos diferentes ramos da Matemática e dos níveis de ensino também deixa evidente o objetivo de propiciar uma visão ampla das tendências em Educação Matemática no número especial. Entre os aspectos mais recorrentes estão o recurso a situações reais no ensino de Matemática, o protagonismo do aluno, a relação entre conteúdo e idade ideal e o papel de destaque da psicologia aplicada à educação. Todavia, a forma como alguns desses aspectos é interpretada aponta para divergências. Finalizando, o artigo destaca a potencialidade de se explorar conexões com o Brasil, como o caso da professora Alda Lodi. (AU)

Processo FAPESP: 16/07024-0 - Perscrutando o papel da Progressive Education Association na circulação da New Education Fellowship no Brasil (1920-1940)
Beneficiário:Rafaela Silva Rabelo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado