Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ENTRE A SOCIOLOGIA DA SOCIALIZAÇÃO E A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA: DESAFIOS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Valente [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Université Lumière Lyon. Laboratoire Education, Cultures, Politiques - França
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 41, 2020-04-06.
Resumo

RESUMO O objetivo deste artigo é tecer uma reflexão teórica a partir do questionamento de como a sociologia da socialização e a sociologia pragmática contribuem para os estudos em sociologia da educação, sendo raras as pesquisas que buscam associar estas duas correntes teóricas. Parte-se do pressuposto que, por mais que haja diferenças e similitudes, as duas teorias são complementares e ajudam a compreender sociologicamente a prática humana e, especificamente, a prática docente. Para averiguar esta hipótese, utiliza-se a literatura franco-luso-brasileira. Conclui-se que as duas correntes sociológicas juntas oferecem instrumentos teóricos e metodológicos para a realização de estudos em sociologia da educação que se preocupam com a complexidade do agir, constitutiva da docência. (AU)

Processo FAPESP: 15/22243-8 - A prática docente e a questão religiosa
Beneficiário:Gabriela Abuhab Valente
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado