Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

CORTINA LITERÁRIA: UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Texto completo
Autor(es):
Denise Stefanoni Combinato ; Thais Cristina Silva de Oliveira ; Waldirene Pinto de Macedo
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia Escolar e Educacional; v. 24, p. -, 2020.
Resumo

RESUMO Com o objetivo de articular a literatura e o audiovisual no processo ensino-aprendizagem, além de aprimorar a atividade expressiva, tendo em vista o desenvolvimento da imaginação e da criticidade, foi ministrada uma disciplina eletiva a alunos do Ensino Médio Integral de uma escola pública do estado de São Paulo. Na primeira parte da eletiva, foram selecionadas, lidas e discutidas obras literárias. Na segunda parte, os alunos realizaram atividades expressivas artísticas em tecidos para exteriorizar as emoções e os sentimentos desencadeados pela leitura e discussão da obra. Como resultado, além da materialização de uma cortina que foi instalada no auditório da escola, identificou-se o desenvolvimento de habilidades interpessoais, o interesse pela leitura, a aproximação professor-aluno e a ampliação da capacidade sensível. (AU)

Processo FAPESP: 14/50841-4 - Nós e os nossos nós: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio através da literatura e audiovisual
Beneficiário:Denise Stefanoni Combinato
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público