Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A temporalidade das ocupações ceramistas no sítio Teotônio

Texto completo
Autor(es):
Thiago Kater
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.; v. 15, n. 2, p. -, 2020.
Resumo

Resumo No trecho encachoeirado a jusante do alto rio Madeira, entre uma porção de sítios arqueológicos, um chama a atenção: o sítio Teotônio localiza-se em um platô na margem direita da cachoeira homônima, hoje submersa pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A significância dessa paisagem, incluída a piscosidade da cachoeira, parece ter contribuído para que no sítio Teotônio se concentrem todos os conjuntos cerâmicos que estão dispersos de maneira esparsa pelos sítios da região. Esses diferentes conjuntos tecnológicos cerâmicos perfazem mais de três milênios de ocupação do sítio. Tendo como guia a análise tecnológica das cerâmicas, é possível inferir distintas formas pelas quais as populações indígenas ocuparam o Teotônio ao longo do tempo. Tratando-o como um microcosmo da história de longa duração do alto rio Madeira, é possível identificar distintas temporalidades no uso desse lugar. (AU)

Processo FAPESP: 18/24509-3 - Diversidade arqueológica na bacia do alto Rio Madeira
Beneficiário:Thiago Kater Pinto
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 17/11817-9 - A arqueologia do Holoceno Médio e o início da domesticação de paisagens no Sudoeste da Amazônia
Beneficiário:Eduardo Góes Neves
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular