Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

CONFIANÇA SELETIVA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Texto completo
Autor(es):
Débora de Hollanda Souza ; Ana Carolina Messias
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicol. estud.; v. 25, p. -, 2020.
Resumo

RESUMO. Embora o campo de estudos sobre confiança seletiva tenha ganhado destaque nos últimos anos, essa linha de pesquisa não é ainda suficientemente divulgada no Brasil. A presente revisão sistemática teve como objetivo avaliar a produção científica sobre confiança seletiva em crianças pré-escolares, bem como sobre possíveis variáveis que influenciam os julgamentos de confiança. A busca foi realizada nas bases de dados PSYCINFO, Scielo Brasil, PEPSIC e LILACS, utilizando-se as palavras-chave selective trust, epistemic trust e seus correspondentes em português ‘confiança seletiva’ e ‘confiança epistêmica’. De um total de 103 trabalhos, foram analisados 45 artigos empíricos, publicados entre 2008 e 2018, seguindo o protocolo PRISMA. Contrariando uma crença predominante em muitas culturas de que as crianças acreditam em tudo o que ouvem, elas não são consumidoras ingênuas de informação. Discutem-se os efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre os julgamentos de confiança seletiva que apontam para direções futuras promissoras de pesquisa. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático