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A função social da escola: a implantação de um projeto institucional para a convivência ética

Texto completo
Autor(es):
Flávia Maria de Campos Vivaldi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Telma Pileggi Vinha; Maria Suzana de Stefano Menin; Luciene Regina Paulino Tognetta; Ana Maria Falcão de Aragão; Alessandra de Morais Shimizu
Orientador: Telma Pileggi Vinha
Resumo

A contemporaneidade traz os efeitos da globalização, ampliando a possibilidade de cada sujeito se relacionar com o mundo, em tempo real de fatos e acontecimentos. Se por um lado essa democratização da informação tem impactos positivos na sociedade, a velocidade da circulação da informação colabora para um imediatismo por vezes exagerado nas dinâmicas sociais. A novidade está a todo momento presente e provocativa. Nessa direção, a convivência diária na escola revela posturas inquietas e disruptivas diante de cenários monótonos e repetitivos, presentes ainda, em muitas salas de aula. No cenário educacional, é recorrente na escola, a utilização de práticas orientadas pelo paradigma de uma educação centrada mais no autoritarismo do que na autoridade do professor. Sendo assim, um problema recorrente no meio educacional atual, tem se tornado um dos grandes desafios na realidade diária das instituições de ensino: a ausência de intencionalidade e, portanto, de planejamento, do trabalho desenvolvido nas escolas, no que diz respeito às relações interpessoais, comprometendo, sobremaneira, a qualidade da convivência entre todos da comunidade. Buscando contribuir de maneira efetiva, para uma educação democrática e respeitosa, escolhemos uma escola pública para o desenvolvimento da presente pesquisa de doutorado. Tratou-se de um estudo quanti-quali, caracterizando-se como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma Escola Pública Municipal, numa cidade do interior de São Paulo, que teve como objetivos implantar e avaliar o programa de formação de professores; e identificar quais transformações ocorreram, indicando os principais avanços e dificuldades da escola, na área da convivência. A intervenção consistiu em uma série de ações complementares (preventivas, curativas e de fomento) que, em síntese, consistiram: na inserção de uma disciplina semanal na matriz curricular dos alunos dos anos finais do ensino fundamental para que a convivência e a moral fossem sistematicamente discutidas; na formação semanal para os profissionais dessas escolas; na formação quinzenal direcionada apenas aos gestores e professores de referência (que são os responsáveis pela nova disciplina); na implantação de espaços de participação, resolução e mediação de conflitos; em propostas de protagonismo juvenil, como as equipes de ajuda; e no acompanhamento dos principais procedimentos implantados. A coleta de dados contou com diferentes procedimentos: sessões de observações na escola; questionários para avaliação das diferentes etapas da intervenção; questionários para avaliação do clima da escola (antes e depois de um ano de intervenção) em professores, alunos (a partir do 7º ano) e gestores; entrevistas com professores, gestores e alunos ; e relatos e depoimentos durante os encontros de formação. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para o tratamento dos dados. Os resultados apontam expressivos avanços no que se refere à visão crítica e consciente de alunos, professores e gestores, acerca da qualidade das interações estabelecidas na escola. O compromisso da escola com a transformação das relações permitiu a adoção de práticas e dinâmicas interativas, intencionalmente planejadas para a melhoria da convivência. As regras da instituição foram revistas pela comunidade e o novo documento dá ênfase aos valores eleitos e defendidos pela escola. O trabalho desenvolvido permitiu identificarmos quais dos aspectos do universo escolar devem ser considerados como imprescindíveis, no planejamento para a convivência ética. Com isso, buscamos contribuir efetivamente para uma educação que considere a qualidade das relações humanas como meio e como fim em todo o processo educativo (AU)

Processo FAPESP: 16/13376-7 - A função social da escola: o foco na melhoria da convivência.
Beneficiário:Flávia Maria de Campos Vivaldi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado