Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nomeação Bidirecional em Crianças com Autismo: Efeitos dos Procedimentos de Observação de Pareamento de Estímulos e Instrução com Múltiplos Exemplares

Texto completo
Autor(es):
Juliana Lima LOBATO ; Carlos Barbosa Alves de SOUZA
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. espec.; v. 26, n. 4, p. 639-656, Out. 2020.
Resumo

RESUMO: Este estudo comparou a eficiência dos procedimentos de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) e de Observação de Pareamento de Estímulos (SPOP) para estabelecer nomeação bidirecional (BiN) em quatro crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi utilizado um delineamento de sondas múltiplas entre pares de participantes. Um participante demonstrou emergência de BiN completa, após passar pelos dois tratamentos experimentais (primeiro SPOP, depois o MEI). Dois participantes demonstraram emergência somente do componente de ouvinte, após o SPOP. No teste final de nomeação, dois participantes demonstraram emergência somente do componente de ouvinte da BiN, e um participante apresentou aumento nos dois componentes em relação à linha de base. Discute-se a eficiência dos tratamentos de maneira isolada, quando apresentados em sequência, além da importância do uso de estímulos reforçadores no processo de aquisição da BiN. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático