Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mapeamento e experiências de indígenas nas escolas médicas federais brasileiras: acesso e políticas de permanência

Texto completo
Autor(es):
Luna, Willian Fernandes [1] ; Teixeira, Karla Caroline [2] ; de Lima, Giovana Kharfan [2]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Carlos Ufscar, Dept Med, Rodovia Washington Luis, Km 235, BR-13565905 Sao Carlos, SP - Brazil
[2] Univ Fed Sao Carlos, Dept Med, Grad Curso Med, Sao Carlos, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 25, 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

A trajetória do ensino superior no Brasil é marcada pela restrição ao grupo privilegiado da população, com exclusão de pessoas indígenas. Nas últimas duas décadas, ações afirmativas foram desenvolvidas e possibilitaram o acesso de alguns indígenas às graduações de Medicina. Objetivando-se mapear e conhecer as experiências desses estudantes nas universidades federais brasileiras, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, quanti-qualitativa. Foram identificados 192 estudantes indígenas em 43 escolas médicas no ano de 2019. Dessas, 14 foram visitadas, realizando-se entrevistas narrativas com 24 indígenas estudantes de Medicina. Na análise temática de conteúdo emergiram experiências narradas pelos estudantes com foco em duas categorias: acesso à escola médica e políticas de permanência nas instituições. Ao conhecer as experiências desses estudantes no meio universitário, torna-se possível contribuir para sua permanência nos cursos, superando a invisibilidade e oportunizando trajetórias que correspondam às expectativas dos povos indígenas na formação médica. (AU)

Processo FAPESP: 19/24876-9 - As experiências de estudantes indígenas nos cursos públicos de medicina no Brasil
Beneficiário:Karla Caroline Teixeira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 19/24863-4 - As experiências de estudantes indígenas nos cursos públicos de Medicina no Brasil
Beneficiário:Giovana Kharfan de Lima
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 19/09426-7 - As experiências de estudantes indígenas nos cursos públicos de Medicina no Brasil
Beneficiário:Eliana Goldfarb Cyrino
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular