Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fitas de Schirmer e swab conjunctival para detecção de vírus na superfície ocular de adultos: scoping review

Texto completo
Autor(es):
Luís Expedito Sabage [1] ; Alessandra Mazzo ; Josmar Sabage ; Taylor Endrigo Toscano Olivo [4] ; Carlos Ferreira Santos ; Luiz Fernando Manzoni Lourençone
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos Brasileiros de Oftalmologia; 2022-03-07.
Resumo

RESUMO A fita de Schirmer e o swab conjunctival são utilizados na oftalmologia como métodos de coleta para lágrimas e fluidos. Durante a pandemia da COVID-19, um dos desafios foi o diagnóstico correto e se sabe que, em alguns casos, as manifestações oculares podem ser um dos primeiros sintomas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo levantar evidência que destaque o uso de fitas de Schirmer e de swabs conjuntivais como método de coleta para análise viral. Conduziu-se uma revisão de literatura seguindo o protocolo para Scoping Review definido pelo Joanna Briggs Institute. Os pesquisadores analisaram os estudos em busca do vírus pesquisado, os métodos de coleta e os métodos de análise. Vírus podem ser detectados na superfície ocular através da análise de fitas de Schirmer e de swabs conjuntivais, entretanto novos estudos com populações maiores e com definições claras de tempo são necessários para conclusões mais assertivas no tema. (AU)

Processo FAPESP: 20/07365-8 - Teste de Schirmer e Swab conjuntival para detecção de SARS-CoV-2
Beneficiário:Luís Expedito Sabage
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica