Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Seletividade de herbicidas isolados e/ou com adição de adjuvantes para Physalis angulata

Texto completo
Autor(es):
Leandro Aparecido Chiconi [1] ; Allan L Bacha [2] ; Andreisa F Braga [3] ; Willians César Carrega [4] ; Mariluce P Nepomuceno [5] ; Pedro Luís da CA Alves [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horticultura Brasileira; v. 40, n. 2, p. 136-142, 2022-06-27.
Resumo

RESUMO Physalis angulata é uma Solanaceae, que produz frutos de alto valor comercial. A interferência de plantas daninhas no cultivo dessa espécie é um dos principais fatores limitantes e não há herbicidas registrados. O objetivo deste estudo foi avaliar a seletividade de herbicidas e o uso de adjuvantes no cultivo de P. angulata. Foram conduzidos três experimentos: dois em vasos, avaliando a seletividade dos herbicidas fluazifop-p-butílico, metribuzim, fomesafem+fluazifop-p-butílico, trifluralina e cletodim; e um a campo, com os herbicidas mais seletivos dos ensaios anteriores. Em vaso, foram realizadas avaliações visuais de fitotoxicidade, além da altura das plantas, diâmetro do caule e teor de clorofila, a cada 7 dias, até os 42 dias após aplicação. Ao término dos três experimentos, além dessas características, foram avaliados a área foliar, número de frutos e massa seca de folhas, caule e frutos. Os herbicidas clethodim sem adjuvante e fluazifop-p-butil são seletivos para P. angulata. Em condições de campo, a aplicação de fluazifop-p-butil + fomesafen não afetou negativamente a produtividade e o crescimento da cultura, sendo seletivo a P. angulata. O metribuzin não demonstrou potencial para ser utilizado nesta cultura. (AU)

Processo FAPESP: 17/07051-0 - Controle de plantas daninhas e seletividade de herbicidas à cultura de Physalis angulata
Beneficiário:Leandro Aparecido Chiconi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica