Coleções colaborativas. Um espaço de dois universo... - BV FAPESP
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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Coleções colaborativas. Um espaço de dois universos

Texto completo
Autor(es):
Michel Nicolau Netto [1] ; Bárbara Venturini Ábile [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Tempo Social, revista de sociologia da USP; v. 34, n. 2, p. 163-187, 2022-09-26.
Resumo

Resumo Neste artigo estudamos a produção de fronteiras simbólicas e sociais valendo-nos das coleções de roupas realizadas entre marcas de luxo e de fast fashion. Elas são divulgadas como democratização do luxo, já que supostamente facilitam o acesso a esses tipos de bens. Nossa análise sobre as colaborações entre a fast fashion Riachuelo e as marcas de luxo Versace e Karl Lagerfeld mostra, contudo, que essas colaborações não embaralham esses universos e seus consumidores. Identificamos uma unificação simbólica do mercado de luxo, a consequente expansão transclasse do reconhecimento de elementos estabelecidos como distintivos e o estabelecimento de hierarquias que mantêm as fronteiras sociais entre as classes. (AU)

Processo FAPESP: 16/16686-7 - Da grife de luxo ao fast fashion: uma análise das estratégias de produção de coleções colaborativas
Beneficiário:Bárbara Venturini Abile
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 18/20074-2 - Para além da distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo
Beneficiário:Renato José Pinto Ortiz
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático