Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Bacias hidrográficas experimentais e representativas como local de formação de profissionais qualificados em recursos hídricos: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Onça (SP)

Texto completo
Autor(es):
Alan Reis [1] ; Rubens Takeji Aoki Araujo Martins [2] ; Luís Eduardo Bertotto [3] ; Érick Rúbens Oliveira Cobalchini [4] ; Yuri Batista Ishizawa [5] ; Edson Cezar Wendland [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
[5] Universidade de São Paulo - Brasil
[6] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: RBRH; v. 27, 2022-11-14.
Resumo

RESUMO Este trabalho visa apresentar como o monitoramento contínuo e sistemático de bacias representativas e experimentais pode contribuir para formação de profissionais e pesquisadores qualificados em recursos hídricos, a partir de um estudo de caso da Bacia do Ribeirão da Onça (BRO). Por meio de um levantamento histórico da rede de monitoramento e dos trabalhos desenvolvidos na área, buscou-se identificar as pessoas e mapear sua localização geográfica e profissional, a fim de analisar o impacto e a importância desta área para a comunidade de recursos hídricos. Foi possível quantificar 90 trabalhos científicos já desenvolvidos na BRO, que permitiram a formação de 22 mestres e 4 doutores, além de envolver outros 33 colaboradores externos. Considerando os profissionais formados, observa-se que 85% deles seguem exercendo funções relacionadas aos recursos hídricos, em instituições públicas e privadas, espalhadas pelo Brasil e no exterior. Destaca-se ainda a importância do suporte financeiro de agências de fomento e outros órgãos de pesquisa, tanto para a expansão da rede de monitoramento quanto para o apoio aos alunos de pós-graduação. Acredita-se que o envolvimento de programas de pós-graduação da área de recursos hídricos pode ser uma forma de aumentar o número de bacias experimentais e representativas monitoradas no Brasil. (AU)

Processo FAPESP: 15/03806-1 - Disponibilidade hídrica e riscos de contaminação em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani
Beneficiário:Edson Cezar Wendland
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Temático