Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da Prematuridade e Temperamento na Interação Mãe-Bebê

Texto completo
Autor(es):
Taís Chiodelli [1] ; Veronica Aparecida Pereira [2] ; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues [3] ; Dayana Insfran Jorcuvich [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil
[2] Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[4] Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psico-USF (Impresso); v. 27, n. 3, p. 501-513, 2022-12-16.
Resumo

Resumo Buscou-se avaliar o efeito da prematuridade e do tipo de temperamento do bebê sobre a interação mãe-bebê por meio do Paradigma do Face-to-Face Still-Face (FFSF). Participaram do estudo 75 mães e seus bebês (37 pré-termo e 38 a termo), entre três a quatro meses de vida (idade corrigida para bebês pré-termo). As mães responderam a uma escala de percepção do temperamento dos bebês e as díades foram filmadas em condição estruturada (FFSF). A filmagem, dividida em três episódios, possibilitou a análise de comportamentos de: Orientação Social Positiva, Orientação Social Negativa e Autoconforto. As médias registradas para essas categorias foram submetidas à Anova Multivariada (fatores: prematuridade e temperamento). O temperamento apresentou mais efeito sobre os comportamentos maternos e dos bebês, sugerindo que esse fator pode influenciar a interação diádica. Os resultados podem nortear possíveis intervenções junto às famílias. (AU)

Processo FAPESP: 14/10653-4 - Temperamento e prematuridade: influências sobre a interação mãe-bebê
Beneficiário:Taís Chiodelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado