A Teoria dos Emaranhados Biossociomateriais: Entre... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Teoria dos Emaranhados Biossociomateriais: Entrelaçamentos entre Coisas e Humanos

Texto completo
Autor(es):
Ian Hodder [1] ; Marcio Teixeira-Bastos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Stanford University - Estados Unidos
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Antropol.; v. 66, 2023-12-04.
Resumo

resumo Este artigo aborda a teoria arqueológica sobre os emaranhados entre coisas e humanos, entendendo essa relação como fluxos de matéria, energia e informação. O mundo cultural não pode ser entendido como dados autoevidentes; as coisas participam de um longo processo de interdependência, construção e transmissão de conhecimento. O emaranhado é composto de abstrações conceituais e ressonância corporal, uma reverberação entre mente, corpo e o mundo das coisas. Os emaranhados biossociomateriais dizem respeito à dialética da dependência e sujeição entre humanos e coisas. Abordar o emaranhado entre humanos e coisas permite um diálogo entre as humanidades, ciências sociais, ciências biológicas e ciências materiais nas investigações arqueológicas e antropológicas. (AU)

Processo FAPESP: 18/18665-2 - Análise espacial, sistemas de informação geográfica e humanidades digitais em arqueologia romana-bizantina do Oriente Antigo
Beneficiário:Marcio Teixeira-Bastos
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 17/24205-1 - Arqueologia Histórica na Galilea Romano-Bizantina - Monumentalidade, Cultura Material e a Luta pelo Sucesso Religioso.
Beneficiário:Marcio Teixeira-Bastos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado