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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Aline Morais Mizutani Gomes [1] ; Debora Piccirillo [2] ; Renan Theodoro [3] ; André Vilela Komatsu [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pro-Posições; v. 35, 2024-04-22.
Resumo

Resumo Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos. (AU)

Processo FAPESP: 13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP
Beneficiário:Sergio França Adorno de Abreu
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs