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A constituição do sujeito na teoria histórico-cultural: desdobramentos das concepções de personalidade e subjetividade para os contextos escolares

Texto completo
Autor(es):
Thayne da Silva Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Lavínia Lopes Salomão Magiolino; Elisabete Figueroa dos Santos; Bader Burihan Sawaia
Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino
Resumo

Tendo em vista os construtos teóricos sobre desenvolvimento humano e formação da personalidade, de caráter reducionista, que embasam propostas no campo das políticas educacionais atuais, esta dissertação investigou a conceituação do processo de constituição social do sujeito na Teoria Histórico-Cultural em Psicologia e seus desdobramentos à Educação, uma vez que esta se apresenta como um importante contraponto a tais concepções. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho teórico-bibliográfico que abarcou: I) o adensamento conceitual da obra de Vigotski em meio à publicação recente de seus estudos pedológicos que colocam em destaque a intrincada relação entre desenvolvimento e personalidade; II) o estudo das pesquisas contemporâneas que tratam sobre o tema na referida teoria; III) e o cruzamentos dos estudos, buscando tecer reflexões acerca de como tais concepções sobre o processo de desenvolvimento e constituição do sujeito se desdobram nos contextos escolares. Considera-se a importância dos estudos de Vigotski na compreensão da personalidade como um processo dramático, constituído socialmente, que envolve o domínio da própria conduta e a concepção de mundo. Na revisão bibliográfica, conclui-se que as pesquisas consultadas fundamentam os conceitos na Teoria Histórico-Cultural, retomando as bases teóricas, expandindo-as ou distanciando-se delas. As pesquisas ajudam a pensar as categorias de Subjetividade, Personalidade e Constituição do Sujeito para além das concepções individualizante (AU)

Processo FAPESP: 21/10764-4 - A constituição do sujeito na teoria histórico cultural: desdobramentos das concepções de personalidade e subjetividade para os contextos escolares
Beneficiário:Thayne da Silva Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado