Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Crianças e adolescentes com câncer: experiências com a quimioterapia

Texto completo
Autor(es):
Cicogna, Elizelaine de Chico [1] ; Nascimento, Lucila Castanheira [1] ; Garcia de Lima, Regina Aparecida [1]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem Ribeirao Preto, WHO Collaborating Ctr Nursing Res Dev, BR-14040902 Ribeirao Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18, n. 5, p. 864-872, SEP-OCT 2010.
Citações Web of Science: 18
Resumo

Objetivando compreender como a terapêutica quimioterápica é vista pelas crianças e adolescentes com câncer, participaram deste estudo exploratório de abordagem qualitativa 10 crianças e adolescentes, entre oito e 18 anos, em diferentes momentos da quimioterapia. Para a coleta dos dados, utilizou-se como instrumentos a entrevista semiestruturada e os prontuários. A análise do material empírico seguiu a técnica de análise de conteúdo. O estudo permitiu compreender que, para as crianças e adolescentes, a quimioterapia é lembrada, principalmente, por seus efeitos colaterais, acompanhado de sofrimento. Passado esse primeiro impacto, sobretudo das alterações físicas, as preocupações dirigem-se à recuperação da doença, ou seja, à cura. Com o tempo, relatam que a doença foi vista como algo a ser vencido e, graças à quimioterapia, passível de tal desfecho. (AU)

Processo FAPESP: 08/08556-0 - O itinerário diagnóstico e terapêutico de crianças e adolescentes com câncer
Beneficiário:Regina Aparecida Garcia de Lima
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular