Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A eficácia das medidas de recuperação ambiental implantadas em minas de calcário para cimento

Texto completo
Autor(es):
Neri‚ A.C. ; Sánchez‚ L.E.
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rem: Revista Escola de Minas; n. 2, p. 371-378, 2010.
Resumo

Esse trabalho analisa a eficácia das medidas de recuperação ambiental implantadas em nove minas de calcário. Utilizou-se o procedimento desenvolvido por Neri e Sánchez (2008), o qual envolve: (i) realização de inspeções técnicas, apoiadas por um roteiro fundamentado nas boas práticas internacionais e nacionais relacionadas à recuperação ambiental em minas, (ii) classificação das evidências encontradas (prática totalmente aplicada ou adaptada satisfatoriamente, parcialmente aplicada, não aplicada ou não se aplica), e (iii) cálculo de índices de conformidade. Constatou-se que as atividades de planejamento apresentaram pior desempenho (baixo índice de conformidade), as práticas operacionais atingiram, em geral, resultados satisfatórios e as de gestão apresentaram nível médio de conformidade. Alguns exemplos de boas práticas são destacados. Conclui-se que as atuais práticas não apresentam boa conformidade com as melhores práticas internacionais e nacionais. Há, principalmente, deficiências de planejamento, com reflexos nas práticas operacionais, em que pese a adoção de várias práticas satisfatórias, especialmente de manejo de solo e de proteção das águas. Não há reconhecimento, por parte das empresas, da importância da gestão do processo de recuperação. (AU)

Processo FAPESP: 05/58089-0 - Avaliação da eficácia da medida de recuperação ambiental na mineração de calcário para cimento
Beneficiário:Luis Enrique Sánchez
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular