Busca avançada
Ano de início
Entree


Aspectos da cultura científica em atividades de experimentação nas aulas de física

Autor(es):
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo. [2004]. 264 f., ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca da Faculdade de Educação; FE T/375.21(81.61); C237a
Resumo

Estudo de caso referente a uma seqüência de aulas de Física em turma de primeiro ano do Ensino Médio de escola da rede pública da cidade de São Paulo. Nove aulas com duração de uma hora e quarenta minutos cada foram registradas em vídeo, incluindo notas de campo. A seqüência trabalhada nas aulas é parte de um programa de ensino desenvolvido por um grupo de professores do Ensino Médio, incluindo a professora da turma acompanhada. O objetivo desta pesquisa é analisar como a cultura científica é disponibilizada no plano social da sala de aula, através de atividades de experimentação e interações entre professora e alunos numa seqüência de aulas de Física. As interações em sala de aula foram abordadas a partir de uma análise multimodal, baseada na identificação de funções comunicativas realizadas pelos diferentes modos semióticos empregados por alunos e professora na construção de explicações. Este referencial de análise é proveniente da gramática funcional de Halliday, possibilitando a identificação de funções ideacionais, relacionadas ao tratamento de conteúdos; funções interpessoais, envolvendo atitudes dos alunos e da professora; e função textual, relacionada à construção da narrativa científica. Os principais aspectos da cultura científica identificados nas aulas foram inscrições literárias e discussões envolvendo habilidades de argumentação. O desenvolvimento destes temas foi resultado tanto das características de cada tipo de atividade, quanto das intervenções e diferentes recursos semióticos empregados pela professora. (AU)

Processo FAPESP: 99/11402-3 - Argumentacao nas aulas de fisica.
Beneficiário:Maria Candida Varone de Morais Capecchi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado