Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aprendizagem motora baseada em demonstrações de movimento biológico

Texto completo
Autor(es):
Sérgio Tosi Rodrigues ; Vânia Maria Castello ; Juliana Gomes Jardim ; Stefane Aline Aguiar
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Motriz: rev. educ. fis.; v. 18, n. 4, p. 636-645, Dez. 2012.
Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem motora de uma habilidade complexa da Ginástica Artística a partir da observação de demonstrações de modelos de pontos de luz e vídeo. Dezesseis participantes divididas em grupos dos respectivos modelos executaram um pré-teste, seguido de 100 tentativas de uma parada de mãos, igualmente distribuídas em blocos de 10 tentativas em dois dias, alternando períodos de demonstração e prática, com um teste de retenção após um dia. Cinemática de braço, tronco e perna das participantes possibilitaram análise da semelhança entre a coordenação de cada participante e do modelo e do tempo de movimento; a performance das participantes também foi avaliada por duas especialistas em Ginástica Artística. Ambas as análises indicaram que os grupos não diferiram. Os resultados são discutidos em termos da hipótese de suficiência de informação nos modelos de movimento biológico particularmente aplicada ao processo de aprendizagem de habilidades motoras complexas. (AU)

Processo FAPESP: 09/00899-8 - Movimento dos olhos e controle postural
Beneficiário:Stefane Aline Aguiar
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica