Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística

Texto completo
Autor(es):
André Rocha Viana ; José Angelo Barela ; Claudia Garcia ; Ana Maria Forti Barela
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Bras. Ciênc. Esporte; v. 33, n. 3, p. 747-760, Set. 2011.
Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o desempenho e a contribuição da informação visual no controle postural de crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística (GA). Quarenta e três meninas, 23 praticantes de GA e 20 não praticantes de GA, idade 5 a 7 e 9 a 11 anos, permaneceram em pé sobre uma plataforma de força em três bases de apoio: bipodal, semi-tandem stance e base reduzida, com olhos abertos e com olhos fechados. A área de deslocamento do centro de pressão e o índice de contribuição visual foram calculados. Os resultados indicaram que a prática de GA melhora o controle postural de crianças nos anos iniciais de desenvolvimento. Ainda, crianças praticantes de GA utilizam melhor informação visual que crianças não praticantes de GA para manter a postura ereta mais estável. (AU)

Processo FAPESP: 10/03676-7 - Integração sensorial em crianças com dislexia
Beneficiário:Andre Rocha Viana
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado