Busca avançada
Ano de início
Entree


Descrição morfológica e posicionamento filogenético de um Baurusuchidae (Crocodyliformes, Mesoeucrocodylia) do Cretáceo Superior da Bacia Bauru, região de General Salgado (SP)

Texto completo
Autor(es):
Nascimento, Paulo Miranda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. [2008]. 251 f., ilustrações.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Zaher, Hussam El Dine; Azevedo, Sergio Alex Kugland de; Riccomini, Claudio
Orientador: Zaher, Hussam El Dine
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Zoologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Biociências; IB/M-1363
Resumo

A região de General Salgado (Formação Adamantina, Bacia Bauru) mostra-se como uma região extremamente rica em fósseis de vertebrados. Essa riqueza evidencia-se na presença de diversos registros de Crocodilianos do Cretáceo. Entre eles, encontra-se um esqueleto articulado, composto por partes do crânio e um pó-crânio praticamente completo. Os caracteres que alocam o exemplar à família Baurusuchidae são: o quadrado altamente verticalizado, com a presença de uma concavidade na sua superfície lateral, a conformação da mandíbula, a presença de uma depressão longitudinal na porção anterior do jugal e a expansão descendente da aba lateral do esquamosal. A presente descrição de pós-crânio é a primeira realizada para um táxon da família extinta Baurusuchidae. Já foi noticiada a existência de material pós-craniano deste clado extinto de Crocodyliformes, porém nenhum exemplar foi realmente descrito até o presente momento. Esse material fóssil parece pertencer a novo táxon, devido à sua conformação peculiar do jugal, do processo retro-articular e da expansão descendente da aba lateral do esquamosal. Os caracteres levantados foram empregados para definir a posição filogenética e taxonômica do exemplar no grupo dos Notosuchia, e pretende-se, com isso, contribuir para a compreensão da diversidade dos mesmos. (AU)

Processo FAPESP: 05/52411-8 - Descrição morfológica e posicionamento taxonômico de um crocodyliforme do Cretáceo Superior da Bacia Bauru, região de General Salgado, SP
Beneficiário:Paulo Miranda Nascimento
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado