Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Visibilidade dos braços afeta a preferência manual em bebês

Texto completo
Autor(es):
Lívia Silveira Pogetti ; Rosana Machado de Souza ; Eloísa Tudella ; Luis Augusto Teixeira
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Motriz: rev. educ. fis.; v. 19, n. 1, p. 160-170, Mar. 2013.
Resumo

Um aspecto de interesse sobre a formação da preferência manual humana em idades precoces é a extensão em que ela é afetada por informações aferentes. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da oclusão visual do braço preferido sobre a preferência manual e desempenho motor em bebês. Participaram cinco bebês com cinco meses de idade, que realizaram alcances com visão plena ou oclusão visual do braço preferido. O desempenho motor foi avaliado por meio de medidas cinemáticas. Os resultados indicaram que a oclusão visual induziu redução da frequência de alcances unimanuais com o braço ocluído durante e imediatamente após a oclusão visual. Oclusão visual não alterou o desempenho motor. Estes resultados indicam que a formação da preferência manual durante o desenvolvimento motor é afetada pela disponibilidade de informação visual dos braços, embora os bebês pareçam ter pouca capacidade de usar a visão para controle motor. (AU)

Processo FAPESP: 10/01581-9 - Origem, amplificação e difusão da preferência manual na infância e sua relação com assimetrias intermanuais de desempenho
Beneficiário:Rosana Machado de Souza
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado