Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fracionamento e germinação de sementes de Eugenia

Texto completo
Autor(es):
Silva, Cristiana Vendrame ; Bilia, Denise Augusta Camargo ; Barbedo, Claudio José
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Sementes; v. 27, n. 1, p. 86-92, jun. 2005.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Botânica
Assunto(s):Microtomia   Propagação vegetal   Germinação   Myrtaceae   Eugenia
Resumo

Eugenia involucrata, E. uniflora and E. brasiliensis, espécies arbóreas tropicais do Brasil, podem ser utilizadas em programas de reflorestamento e em áreas urbanas e seus frutos apresentam potencialidade de uso industrial. Contudo, apesar da elevada porcentagem de germinação, a produção de sementes dessas espécies é insuficiente para obtenção de mudas em escala comercial. No presente trabalho são estudados o comportamento germinativo de sementes de três espécies de Eugenia, E. involucrata DC. (cereja), E. uniflora L. (pitanga) e E. brasiliensis Lam. (grumixama), submetidas ao fracionamento. As sementes das três espécies foram submetidas a fracionamentos, mantendo-se metade do seu tamanho original. Dessa forma, além do controle (sem fracionamento), obtiveram-se frações com o hilo íntegro, sem o hilo ou com metade do hilo. As sementes íntegras e as frações foram colocadas para germinar sob temperatura constante de 30 ºC, luz natural e semeadas em vermiculita. Nas três espécies, sementes fracionadas ao meio, contendo pelo menos a metade do hilo, mantêm elevada capacidade de iniciar o processo germinativo e de produzir plântulas normais. Os resultados indicam que, por meio do fracionamento, é possível obter mais de uma plântula normal a partir de cada semente. (AU)

Processo FAPESP: 02/12215-7 - Flora aromática da Mata Atlântica no Estado de São Paulo: composição química dos óleos voláteis e análise da atividade biológica
Beneficiário:Paulo Roberto Hrihorowitsch Moreno
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático