Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Predação de ninhos artificiais em uma ilha na Mata Atlântica: testando o local e o tipo de ovo

Texto completo
Autor(es):
Alvarez, Ariane D. ; Galetti, Mauro [2]
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Zoologia; v. 24, n. 4, p. 1011-1016, dez. 2007.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Ecologia
Assunto(s):Avifauna   Serinus canarius   Canários   Ninhos   Predação   Florestas tropicais   Ubatuba (SP)
Resumo

Experimentos com ninhos artificiais são utilizados para testar hipóteses ecológicas e comportamentais que influenciam na predação de ninhos naturais. O tamanho do ovo, a textura da casca e a cor podem influenciar na taxa de predação, porém poucos estudos avaliam qual modelo de ovo é o mais adequado para simular a predação de ninhos em áreas tropicais. O objetivo deste trabalho foi comparar a predação de diferentes modelos de ovos (ovos de codorna, massa de modelar e canários) no solo e a 1,30 m de altura no sub-bosque. O experimento foi realizado Ilha Anchieta, Ubatuba, São Paulo, Brasil. Foi encontrada uma diferença significativa na taxa de predação entre os ovos de codorna (71,87%) e sintéticos (93,75%) e entre os ovos de codorna e de canário (100%) no solo. Entretanto, não houve diferença significativa entre os ovos sintéticos e de canário. Os ninhos no sub-bosque apresentaram um padrão diferenciado do solo quando se refere aos ovos de codorna (25%) e sintéticos (28,1%), mas houve diferenças significativas quando os ovos de canário foram comparados com os ovos sintéticos e de codorna. Nosso trabalho demonstrou que diferentes tipos de ovos sobre uma mesma pressão de mesopredadores apresentaram taxas de predação diferentes. Portanto, estudos que avaliam o sucesso reprodutivo da avifauna baseado na predação de ninhos artificiais devem considerar a utilização de diferentes tipos de ovos e estratos na vegetação. (AU)

Processo FAPESP: 01/14463-5 - Diagnóstico das populações de aves e mamíferos cinegéticos nas unidades de conservação da Mata Atlântica de São Paulo
Beneficiário:Mauro Galetti Rodrigues
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular