Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização térmica e reológica de borracha de pneu desvulcanizada por microondas

Texto completo
Autor(es):
Scuracchio, Carlos H. [1] ; Waki, Daniel A. ; Bretas, Rosario E. S.
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA; v. 16, n. 1, p. 46-52, 2006.
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Assunto(s):Tecnologia química   Tecnologia de micro-ondas   Reciclagem   Pneus   Borracha
Resumo

Borracha de pneu pós-consumo previamente particulada foi submetida a um tratamento em microondas, de forma a promover a quebra de suas ligações cruzadas, ou seja, sua desvulcanização. A influência das variáveis do processo, tais como tempo de exposição às microondas e número de etapas de tratamento, foi investigada. Após o tratamento, estes materiais foram caracterizados em termos de suas propriedades térmicas por calorimetria exploratória diferencial e reológicas por reometria capilar. Também foi feita extração de solúveis em soxhlet, para avaliar a quantidade de borracha que foi efetivamente desvulcanizada durante o tratamento por microondas. O processo de desvulcanização mostrou-se um método viável para produzir um material passível de ser moldado, de forma semelhante a uma borracha virgem. No entanto, em nenhuma condição de desvulcanização utilizada foi possível obter um material 100% solúvel, ou seja, totalmente desvulcanizado. A análise térmica sugere que ocorre um processo semelhante ao envelhecimento do material durante o tratamento com as microondas. (AU)

Processo FAPESP: 03/08175-2 - Caracterização de borrachas desvulcanizadas por microondas e sua incorporação em termoplásticos
Beneficiário:Carlos Henrique Scuracchio
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores