Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química

Texto completo
Autor(es):
Salete Linhares Queiroz [1] ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos. Departamento de Físico-Química - Brasil
[2] Universidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Natureza - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 19, n. 4, p. 947-969, 2013-00-00.
Resumo

Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais. (AU)

Processo FAPESP: 08/10577-5 - Textos de divulgação científica no ensino de química: possibilidades de uso no nível médio e na formação inicial de professores.
Beneficiário:Luciana Nobre de Abreu Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado