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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Debora Maria Befi-Lopes [1] ; Ana Manhani Cáceres [2] ; Karina de Araújo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 9, n. 4, p. 444-452, 2007-12-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Linguagem infantil   Vocabulário   Crianças
Resumo

OBJETIVOS: analisar quantitativamente a relação entre o uso de substantivos e verbos em situação de fala espontânea em pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem, bem como analisar a classificação dos verbos utilizados na mesma amostra de fala. MÉTODOS: amostras de fala de sessenta pré-escolares (divididos em três grupos de acordo com sua faixa etária e pareados quanto ao sexo) obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica. RESULTADOS: a análise dos dados demonstrou que o uso de verbos predominou em todos os grupos não havendo diferenciação entre os sexos. Com relação aos tipos de verbos, os sexos têm desempenho semelhante: o de maior ocorrência foi o intransitivo, sendo que em GI e GII o segundo mais freqüente foi o de ligação e em GIII foi o transitivo direto. CONCLUSÃO: este estudo demonstrou que os pré-escolares estudados utilizam mais verbos que substantivos desde o segundo ano de vida, sendo que o verbo mais freqüente foi de tipo intransitivo em todas as faixas etárias seguido pelo verbo de ligação nos segundo e terceiro anos de vida e pelo transitivo direto no quarto ano de vida. Finalmente, constatou-se não haver diferenças significantes nos aspectos aqui mencionados para meninas e meninos. (AU)

Processo FAPESP: 05/04131-6 - Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro
Beneficiário:Ana Manhani Cáceres Assenço
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica