Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico

Texto completo
Autor(es):
Cristiane Moço Canhetti de Oliveira ; Larissa Jacomini Pereira
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 16, n. 1, p. 120-130, Mar. 2014.
Resumo

Objetivo : comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós-aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. Método : participaram 10 crianças, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, sendo 9 do gênero masculino e 1 do gênero feminino, provenientes do Laboratório de Estudos da Fluência. Todos os participantes deste estudo foram submetidos aos seguintes procedimentos agrupados em três etapas: (a) avaliação da fluência inicial; (b) desenvolvimento do processo terapêutico, e; (c) reavaliação da fluência. Resultados : em relação à avaliação após o programa terapêutico, observou-se uma melhora relevante no perfil da fluência, pois a maioria das medidas analisadas (descontinuidade de fala, disfluências gagas, fluxo de sílabas por minuto e gravidade da gagueira) apresentou diferenças estatisticamente significantes. Os achados indicaram que houve uma redução quantitativa nas rupturas o que ocasionou um aumento no fluxo de sílabas por minuto, e também uma diminuição na gravidade da gagueira. Estes resultados confirmam a eficácia terapêutica do programa de terapia aplicado. Conclusão : os resultados encontrados podem auxiliar o fonoaudiólogo em sua prática clínica, tanto na terapia como na realização do diagnóstico e do controle da eficácia terapêutica. (AU)

Processo FAPESP: 10/18223-8 - Programa de intervenção fonoaudiológica para crianças com Gagueira Desenvolvimental Persistente em idade escolar
Beneficiário:Larissa Jacomini Pereira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica