Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Respiração de pimentão amarelo sob influência do estádio de maturação e da temperatura de armazenamento

Texto completo
Autor(es):
Silvia Antoniali [1] ; Paulo M Leal [2] ; Ana Maria de Magalhães [3] ; Rogério T Fuziki [4] ; Juliana Sanches [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNICAMP. FEAGRI
[2] UNICAMP. FEAGRI
[3] UNICAMP. FEAGRI
[4] UNICAMP. FEAGRI
[5] Instituto Agronômico. Centro APTA de Engenharia e Automação
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horticultura Brasileira; v. 24, n. 1, p. 71-74, 2006-03-00.
Resumo

Determinou-se a taxa respiratória do pimentão amarelo 'Zarco HS' sob influência do estádio de maturação na colheita e da temperatura de armazenamento. Os pimentões foram colocados em frascos hermeticamente fechados e acondicionados em 4 BODs com diferentes temperaturas: 5; 10; 15 e 25ºC, para os produtos colhidos no verão, e 5; 10; 15 e 20ºC, para os colhidos no inverno. Foram utilizados cinco frascos com aproximadamente 0,5 kg de produto por temperatura. Foi utilizado o sistema de fluxo contínuo de ar dentro dos frascos com auxílio de um fluxômetro (flow board). As leituras do CO2 foram feitas em cromatógrafo gasoso VARIAN 3400, sendo realizadas cinco leituras por temperatura durante um período de sete dias, no verão, e 8 dias, no inverno. Após o término do experimento de inverno, a temperatura das BODs foi mantida a 10ºC para a condução do segundo estudo. Neste, pimentões com 25%; 50%; 75% e 100% de coloração amarela foram armazenados para determinação da taxa respiratória durante seis dias. O delineamento experimental utilizado, em ambos os estudos, foi o inteiramente casualizado com cinco repetições. O amadurecimento do pimentão amarelo caracterizou-se por acréscimo na taxa respiratória, sendo que a temperatura de 5ºC resultou em maior redução deste processo, em frutos de pimentão amarelo. (AU)

Processo FAPESP: 99/04969-7 - Avaliação da qualidade do pós-colheita do pimentão amarelo Capsicum annuum L. sob efeito de diferentes temperaturas e tipos de embalagens
Beneficiário:Paulo Ademar Martins Leal
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular