Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da temperatura e tempo de austenitização nas transformações de fase da liga 13Cr2Ni0,1C

Texto completo
Autor(es):
Neide Aparecida Mariano ; Diogo Marinho ; Julio Cezar Dias ; Marcos Alexandre Fernandes
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rem: Revista Escola de Minas; v. 63, n. 1, p. 27-31, Mar. 2010.
Resumo

Novas classes de aços inoxidáveis martensíticos, com baixo teor de carbono, têm sido desenvolvidas, para atender, principalmente, às necessidades do segmento da indústria do petróleo. Contudo o seu uso tem sido restrito pelo fato de ser um desenvolvimento recente e muitas de suas propriedades ainda são motivos de investigação. Nesse trabalho, foram determinados os valores das temperaturas inicial e final da transformação austenítica e as temperaturas de início e fim da formação martensítica, para a liga 13Cr2Ni0,1C, através de ensaios dilatométricos com resfriamento contínuo. Com base nesses resultados, foram obtidas as condições otimizadas dos tratamentos térmicos de têmpera e revenido. A caracterização microestrutural das ligas na condição de bruta fusão foi realizada por microscopia ótica observando-se uma matriz martensítica com a presença de ferrita delta. (AU)

Processo FAPESP: 05/59183-0 - Caracterização da temperabilidade e das curvas de transformação de fases de aços inoxidáveis martensíticos não convencionais do tipo FeCrNi, associada a microestrutura, resistência a corrosão
Beneficiário:Neide Aparecida Mariano
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular