Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Identificação de flavonóides em Hypericum cordatum (Vell.) N. Robson (Clusiaceae)

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Strohmayer Dourado ; Ângela Maria Ladeira
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY; v. 31, n. 4, p. 611-620, Dez. 2008.
Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar o fracionamento de extratos metanólicos de caules e folhas de Hypericum cordatum e a identificação de flavonóides. O fracionamento dos extratos foi feito por cromatografia de filtração em resina de Sephadex LH 20, em camada delgada e cromatografia líquida de alta eficiência. Os extratos metanólicos mostraram a presença de vários flavonóides, em especial flavonóis e flavonas. Foram identificados quatro flavonóides: quercetina, quercitrina, rutina e canferol. Os compostos foram identificados pela análise de seus espectros na luz ultravioleta obtidos em CLAE-UV/DAD e por co-cromatografia realizada com os padrões. (AU)

Processo FAPESP: 98/05074-0 - Conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: diversidade química e prospecção de medicamentos potenciais
Beneficiário:Vanderlan da Silva Bolzani
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático
Processo FAPESP: 00/05761-0 - Detecção de substâncias com atividade biológica em espécies com potencial medicinal: análise de compostos secundários em Hypericum cordatum (Vell. conc) N. robson, Comb. Nov (Guttiferae)
Beneficiário:Angela Maria Ladeira
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular