Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso da matéria orgânica como mitigadora de solo multicontaminado e do girassol como fitoextratora

Texto completo
Autor(es):
Mariana B. Gabos ; Giseli Casagrande ; Cleide A. Abreu ; Jorge Paz-Ferreiro
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 15, n. 12, p. 1298-1306, Dez. 2011.
Resumo

Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a torta de filtro e a turfa como fontes de matéria orgânica (MO) para mitigar solo contaminado com boro, sob o cultivo do girassol. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado e os tratamentos foram distribuídos em esquema fatorial 2 (materiais orgânicos) x 4 (doses de cada fonte de matéria orgânica), com três repetições. As doses de cada material orgânico adicionado se fundamentaram nos teores de C, sendo equivalentes a 0, 20, 40 e 80 t ha-1. Em cada parcela experimental foram utilizados vasos contendo 5,0 kg de solo contaminado cultivados com três plantas de girassol, durante 65 dias. As plantas não apresentaram sintomas de toxicidade por B, Cu e Zn, embora seus teores na parte aérea tenham sido elevados. O tipo de matéria orgânica influenciou significativamente a produção de massa seca do caule, flor e raiz, sendo que a adição de torta de filtro promoveu maior produção. O tempo de remoção necessário para retirar 50% do teor total de B do solo seria de 11,1 anos sem uso de MO, 15 anos com uso da torta de filtro e 25 anos com uso da turfa. O girassol tem potencial para ser cultivado na área contaminada com resíduo metálico e a aplicação de torta de filtro ou de turfa não foi eficiente como mitigadora de metais pesados e de B. (AU)

Processo FAPESP: 06/60987-0 - Uso da fitorremediação como estratégia de descontaminação de metais pesados em solo agrícola
Beneficiário:Cleide Aparecida de Abreu
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular