Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resíduos de antibióticos em leite cru de quatro regiões leiteiras no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Luís Augusto Nero ; Marcos Rodrigues de Mattos ; Vanerli Beloti ; Márcia Aguiar Ferreira Barros ; Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY; v. 27, n. 2, p. 391-393, Jun. 2007.
Resumo

A presença de resíduos de antibióticos em leite pode ter efeitos adversos para a saúde pública e para a indústria de laticínios. O objetivo desse estudo foi verificar a presença de resíduos de antibióticos pelo kit Charm-test™ (principalmente beta-lactâmicos e sulfonamidas) em 210 amostras de leite cru, coletadas em quatro regiões produtoras de leite no Brasil: 47 em Viçosa - MG, 50 em Pelotas - RS, 63 em Londrina PR e 50 em Botucatu - SP. Resíduos de antibióticos foram detectados em 24 amostras (11,4%), sendo 13 (20,6%) da região de Londrina - PR, 4 (8,0%) da região de Botucatu - SP, 4 (8,5%) da região de Viçosa - MG, e 3 (6,0%) da região de Pelotas - RS. Apesar dos resultados obtidos serem considerados qualitativos, ficou evidente que resíduos de antibióticos podem ser considerados perigos químicos presentes no leite produzido no Brasil. (AU)

Processo FAPESP: 01/13076-8 - Caracterização do risco microbiológico associado ao consumo de leite cru
Beneficiário:Luís Augusto Nero
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado