Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Técnicas para a obtenção de preparações citológicas com alta freqüência de metáfases mitóticas em plantas: Passiflora (Passifloraceae) e Crotalaria (Leguminosae)

Texto completo
Autor(es):
Silvia Marina Cuco [1] ; Mateus Mondin [2] ; Maria Lúcia Carneiro Vieira [3] ; Margarida L. R. Aguiar-Perecin [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz'. Departamento de Genética - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz'. Departamento de Genética - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz'. Departamento de Genética - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz'. Departamento de Genética - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Botanica Brasilica; v. 17, n. 3, p. 363-370, 2003-09-00.
Resumo

Foram conduzidos experimentos visando à otimização de procedimentos para preparações citológicas de pontas de raiz com alta freqüência de metáfases mitóticas, apresentando cromossomos com morfologia nítida, em espécies pertencentes a dois gêneros de plantas, Passiflora (Passifloraceae) e Crotalaria (Leguminosae). Para o acúmulo de metáfases, bem como de prófases e prometáfases com cromossomos bem condensados, foram avaliados pré-tratamentos de raízes, em que foram utilizadas diferentes combinações de 8-hidroxiquinolina, inibidor do fuso mitótico, com cicloheximida, inibidor da síntese protéica. As preparações foram coradas pelo método de Feulgen. Os melhores resultados foram obtidos com o tratamento com 8-hidroxiquinolina a 300ppm combinado com cicloheximida a 3,125ppm, por 1 hora e 30 minutos para as espécies de Passiflora, e a combinação de 8-hidroxiquinolina a 300ppm + cicloheximida a 6,25ppm também durante 1 hora e 30 minutos para as espécies de Crotalaria. Esta investigação ilustra a situação de dois gêneros de plantas em que a adequação de pré-tratamentos diferiu entre os grupos, e é fundamental para estudos envolvendo comparação do cariótipo das espécies, sobretudo para a detecção de marcadores cromossômicos evidenciados por meio de métodos diversos de citogenética (bandamento-C, bandamento com fluorocromos e hibridação in situ fluorescente). (AU)

Processo FAPESP: 98/01170-5 - Análise da organização do genoma de alguns grupos de plantas através de técnicas de hibridação molecular in situ para mapeamento de sequências repetitivas de DNA (FISH) e análise de DNA genômico (GISH)
Beneficiário:Margarida Lopes Rodrigues de Aguiar-Perecin
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático